Família

17 versículos sobre separação que falam sobre união e compromisso

Publicado por
Ingrid Souza

A separação de um casal é algo delicado e deve ser vista com muita responsabilidade diante de Deus.

Na Bíblia, os versículos sobre separação mostram que o casamento é uma aliança sagrada, e manter essa união com respeito e amor é fundamental.

No entanto, existem situações em que o divórcio é permitido, como em casos de traição, violência…conforme Mateus 19:9. Jesus ensina que, exceto por infidelidade, o fornecido vai contra o plano de Deus.

Por tanto, podemos afirmar que Deus permite a separação, sim, mas apenas em casos específicos. Porém, ela nunca deve ser uma escolha impulsiva. Em 1 Coríntios 7:15, Paulo menciona que, se o descrente deseja se separar, o envolvimento do crente não está preso a essa relação, mas deve buscar a paz. Vamos aos versículos a seguir!

Versículos bíblicos sobre separação que explicam o plano divino para o casamento

Separação na Bíblia.
Eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”.

➤ NVI Mateus 19:9

Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz.

➤ NVI 1 Coríntios 7:15

Ele respondeu: “Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela.
E, se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério”.

➤ NVI Marcos 10:11-12

“Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério.

➤ NVI Lucas 16:18

Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”.

➤ NVI Mateus 19:6

Jesus respondeu: “Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.

➤ NVI Mateus 19:8

Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.

➤ NVI Romanos 16:17

Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher.

➤ NVI 1 Coríntios 7:10-11

Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.

➤ NVI Mateus 5:32

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.

➤ NVI 1 Coríntios 7:3-5

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

➤ NVI Hebreus 13:4

Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo.

➤ NVI Efésios 5:25-30

“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, “e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.

➤ NVI Malaquias 2:16

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Portanto,
“saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem
em coisas impuras, e eu os receberei” “e serei o seu Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor todo-poderoso.

➤ NVI 2 Coríntios 6:14-18

Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma des­cendência consagrada. Portanto, tenham cuida­do: Ninguém seja infiel à mulher da sua moci­dade.

➤ NVI Malaquias 2:15

Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 5:15

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

➤ NVI Romanos 8:38-39

Oração poderosa contra separação de casal

Senhor Deus Todo-Poderoso, peço-Te que intervenha com Tua graça e amor na vida deste casal. Restaurar o relacionamento e remover todo espírito de divisão, mal-entendido e rancor. Que Teu Espírito Santo traga paz, perdão e reconciliação. Fortalece os laços deste casamento e protege contra qualquer ataque que queira destruir essa união que Tu abençoaste. Que o amor de Cristo reine no coração de ambos, para que caminhem juntos conforme Tua vontade, refletindo Tua glória. Confio em Ti para trazer cura e restauração. Em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém.

O que a Bíblia diz sobre separação é muito sério: o rompimento de uma aliança não deve ser feito sem levar em conta o compromisso diante de Deus.

A Bíblia ensina que o casamento é uma união sagrada e que a separação deve ser uma decisão cuidadosamente ponderada. Deus valoriza a reconciliação e deseja que o casamento seja preservado sempre que possível, e você ainda pode conferir os 25 versículos sobre marido e esposa para fortalecer a UNIÃO no casamento.

Publicado em 14 de setembro de 2024 09:39

Ingrid Souza

Ingrid Souza é cristã, e ama conhecer e ensinar a palavra de Deus por onde vai. É regente do grupo de jovens e professora da escola bíblica dominical. É apaixonada pela Bíblia e pela escrita, e sua maior alegria e ver o povo de Deus fazendo novos seguidores de Jesus.

Publicado por
Ingrid Souza

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais