Estudo e explicação de Gênesis 2:24; o Homem DEIXARÁ pai e mãe

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Hoje, neste estudo e explicação de Gênesis 2:24, iremos aprender acerca do amor, da união e o sagrado casamento, o qual foi criado por Deus. Logo, quando o escritor ressalta “o homem deixará pai e mãe”, aprendemos que para uma pessoa formar uma nova unidade com seu cônjuge, é necessário uma separação, isto é, deixar os pais e buscar uma formação de um novo núcleo familiar. Podemos afirmar à luz da Bíblia que o casamento é uma nova etapa na vida tanto de um homem quanto de uma mulher.

Já na segunda frase, que possivelmente escreveu o pastor Moisés, fala a respeito do homem se unir à sua mulher. Antes de mais nada, é importante ressaltar que o termo “unir”, representa um compromisso profundo ou conexão tanto emocional quanto espiritual entre o casal. Assim, quando se fala em unir-se à sua mulher, trata-se da união e compromisso entre o esposo e a esposa.

Eles se tornarão uma só carne: para que este estudo e explicação de Gênesis 2:24, fique ainda mais claro, a expressão “uma só carne” indica uma intimidade e uma unidade indissolúvel entre o marido e a mulher. Ou seja, acreditamos que “tornar uma só carne” significa uma união física e emocional que ocorre no relacionamento.

Significado e estudo de Gênesis 2:24 que mostram que o homem precisa ter família

noivos
Significado e estudo de Gênesis 2:24 comentado. Foto: Canva PRO.

Contudo, se você está criado um estudo sobre este importantíssimo tema ou, está se preparando para trazer uma palavra no culto com a participação da família ou encontro de casais, ou quem sabe uma pregação para a juventude na igreja, saiba que essa passagem de Gênesis 2:24 é profundamente relevante para esses tipos de trabalho nos cultos. A seguir, você irá conferir um estudo e significado de Gênesis 2:24, comentado por vários teólogos conhecedores da palavra, que de fato, são comentários profundos que vão te ajudar bastante não só trazer conhecimento como também explicar e prolongar o versículo. Veja:

Comentário sobre Gênesis 2:24 de John Wesley

Portanto, um homem deixará seu pai e sua mãe, e se apegará a sua esposa; e eles serão uma só carne.

O sábado e o casamento foram duas ordenanças instituídas na inocência, a primeira para a preservação da igreja e a segunda para a preservação da humanidade. Parece por Mateus 19: 4,5 , que foi o próprio Deus quem disse aqui: um homem deve deixar todas as suas relações para se apegar à sua esposa; mas se ele falou por Moisés ou por Adão que falou, Gênesis 2:23 é incerto: deve parecer que são as palavras de Adão em nome de Deus, estabelecendo essa lei a toda a sua posteridade. A virtude de uma ordenança divina, e os laços dela, são mais fortes do que as da natureza. Veja como é necessário que os filhos tenham o consentimento dos pais no casamento; e quão injustos são para com os pais, além de inúteis, se casarem sem ele; pois eles lhes roubam seu direito a eles e seu interesse, e o alienam a outro de maneira fraudulenta e não natural.

Esse é o comentário bíblico de Thomas Coke

Gênesis 2:24. Portanto, um homem, etc. – É evidente que Adão, antes de expressar essas palavras, havia sido instruído por Deus na natureza daquela instituição à qual essas palavras se referem, e na natureza da qual elas expressam de maneira tão apropriada e plena; ensinando-nos a estreita união do estado matrimonial; uma união mais próxima e mais próxima do que qualquer outra relação; um estado em que apenas um foi formado para um.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 2:24. O sábado e o casamento foram duas ordenanças instituídas na inocência, a primeira para a preservação da igreja e a segunda para a preservação da humanidade. Parece por Mateus 19: 4-5 , que foi o próprio Deus quem disse aqui, que um homem deve deixar todas as suas relações para se apegar à esposa; mas se ele falou isso por Moisés ou por Adão, é incerto. A virtude de uma ordenança divina, e os laços dela, são mais fortes do que as da natureza. Veja como é necessário que os filhos levem consigo o consentimento dos pais no casamento; e quão injustos são esses para os pais, além de inúteis, que se casam sem ele; pois eles lhes roubam seu direito e interesse neles, e o alienam a outro de maneira fraudulenta e não natural.

Entenda, para o homem e a mulher abraçar algo novo, é preciso deixar aquilo que é bom, isto é, a casa dos pais. Assim, quando a Bíblia diz que o homem precisa deixar pai e mãe, é para que outra família nasça. A ordenança do Senhor é que é que os casais se multipliquem sobre a face da terra, que tenham filhos e filhas: ” En­tão De­us os abençoou, dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se”! (Gênesis 1:22, Gênesis 9:7.

Aprofunde mais o seu conhecimento na palavra de Deus e conheça também este poderoso Estudo e explicação de 1 Coríntios 13:4 (O amor é paciente e bondoso) e saiba o quanto é importante o amor dentro do casamento, para que possamos ter uma família abençoada por Deus.

Esse conteúdo te ajudou?

Obrigado pelo seu feedback!