21 versículos sobre inveja que mostram como se proteger e vencer esse mal

Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros…Salmo 37:7. Tratando-se de um dos versículos de inveja mais relevantes da Bíblia, o salmista salienta aqui que aquele tem inveja não consegue se alegrar quando o seu irmão é abençoado.

Por isso ele destacou a frase “não se aborreça com o sucesso dos outros”, significando que, em vez do homem ter inveja, deve amar o seu próximo. A Bíblia é contra a inveja, pois esse mal leva o homem ao pecado.

Podemos afirmar que a pessoa que tem inveja, pode, sem dúvida, odiar o seu irmão. Isso, pelo simples fato de querer ter o que outra pessoa tem. A ordenança de Jesus foi que amemos uns aos outros e não ter inveja.

Não devemos ser dominados pela inveja, porque a inveja é uma obra do Diabo e, nestes versículos sobre inveja a seguir, você verá que o Senhor abomina a inveja.

Para ser liberto; esses são os versículos de inveja e suas consequências na Bíblia

inveja
O que a Bíblia diz sobre Inveja?
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

➤ NVI Gálatas 5:26

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

➤ NVI Gálatas 5:19-21

O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja?

➤ NVI Provérbios 27:4

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

➤ NVI 1 Coríntios 13:4

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

➤ NVI Êxodo 20:17

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.

➤ NVI Provérbios 14:30

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.

➤ NVI Tiago 3:16

Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

➤ NVI 1 Pedro 2:1

Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade.

➤ NVI Tiago 3:14

Vocês cobiçam coisas, mas não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

➤ NVI Tiago 4:2-3

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro”.

➤ NVI Marcos 7:21-23

Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios, pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará.

➤ NVI Provérbios 24:19-20

Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

➤ NVI Romanos 13:13-14

Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros. Mas, quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.

➤ NVI Tito 3:3-6

O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo.

➤ NVI Jó 5:2

Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo
era a de um animal irracional.

➤ NVI Salmos 73:21-22

Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra
e desfrutará segurança.

➤ NVI Salmos 37:1-3

Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos, pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo.

➤ NVI Provérbios 3:31-32

Os servos de Deus precisam vigiar acerca da inveja. Afinal, esse mal não está presente apenas no trabalho, na escola, nos lares, etc. De fato, até nas igrejas, é possível encontrar pessoas que não se esforçam para crescer na graça e, como isso, também não deseja que o seu irmão dedicado a obra de Deus, venha se desenvolver ou ter um cargo maior. Sem dúvida, a inveja muitas vezes está ligada com a preguiça. Tem crente que  vive no comodismo ou, não quer sair da zona de conforto e, nem sempre se alegra ao ver um irmão progredindo na casa do Senhor.

Mas, à luz das Escrituras Sagradas, o povo de Deus não pode se deixar ser dominado pela inveja, mas sim procurar ser cheio do Espírito Santo, conforme nos ensinou Paulo: “deixem-se encher pelo Espírito”. Contudo, ao ler Efésios 5:18, percebemos que quando buscamos estar cheio de Deus, de fato não há espaço em nós para a inveja, ódio, preguiça, raiva, libertinagem, cobiça, ganância, etc.

Assim, se você está preparando um estudo sobre a inveja, para orientar o povo de Deus acerca desse grande pecado, destacamos alguns versículos sobre a inveja na Bíblia que são profundamente relevantes e fáceis de explicar, na versão NVI, são eles Êxodo 20:17, Tiago 3:16, 1 Pedro 2:1, Gálatas 5:26, Tiago 4:2-3 e similares.

A Bíblia nos manda vigiar acerca de todos os pecados e, a inveja é uma delas. Por isso, confira este estudo através dos versículos que falam sobre a mente para VIGIAR os pensamentos, pois é da mente que surge a cobiça, inveja, ódio…por isso precisamos vigiar e este estudo é fundamental para a nossa edificação.  

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.