Esses são os 16 versículos de casa de Deus (a igreja é a casa de Deus)

Na Bíblia, a expressão “casa de Deus” significa um lugar especial onde Deus está presente e adorado. Inicialmente, isso referia-se ao Tabernáculo e ao Templo de Salomão, em Jerusalém, onde os israelitas realizavam sacrifícios e cultuavam a Deus.

No Novo Testamento, a ideia se transforma: Jesus afirma que ele mesmo é o novo “templo” e que a adoração a Deus não está mais restrita a um lugar específico, mas pode acontecer em qualquer lugar, com qualquer pessoa.

Além disso, a Bíblia também ensina que, para os cristãos, a “casa de Deus” é a comunidade de crentes, a Igreja, e cada pessoa é vista como um templo do Espírito Santo.

Para entender ainda mais, preparamos uma lista com os 16 versículos sobre casa de Deus que vão te ajudar a ter comunhão com Pai em todo tempo.

Versículos bíblicos de casa de Deus que vão fortalecer a comunhão com os irmãos

Casa de Deus na Bíblia.
Quando Jacó acordou do sono, disse: “Sem dúvida o ­Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!” Teve medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus”.

➤ NVI Gênesis 28:16-17

Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono; e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir?”, pergunta o Senhor. “A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.
➤ NVI Isaías 66:1-2

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

➤ NVI Salmos 23:6

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

➤ NVI Salmos 23:6

Uma coisa pedi ao Senhor e a procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor
e buscar sua orientação no seu templo.

➤ NVI Salmos 27:4

mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e essa casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

➤ NVI Hebreus 3:6

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?

➤ NVI 1 Coríntios 6:19

mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

➤ NVI 1 Timóteo 3:15

Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus;
confio no amor de Deus para todo o sempre.

➤ NVI Salmos 52:8

Como são felizes aqueles que escolhes e trazes a ti para que vivam nos teus átrios! Transbordamos de bênçãos da tua casa, do teu santo templo!

➤ NVI Salmos 65:4

Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!” Seus discípulos lembraram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”.
➤ NVI João 2:13-17

“No deserto os nossos antepassados tinham o tabernáculo da aliança, que fora feito segundo a ordem de Deus a Moisés, de acordo com o modelo que ele tinha visto. Tendo recebido o tabernáculo, nossos antepassados o levaram, sob a liderança de Josué, quando tomaram a terra das nações que Deus expulsou de diante deles. Esse tabernáculo permaneceu nesta terra até a época de Davi, que encontrou graça diante de Deus e pediu que ele lhe permitisse providenciar uma habitação para o Deus de Jacó. Mas foi Salomão quem lhe construiu a casa. “Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta: ” ‘O céu é o meu trono;
a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? diz o Senhor, ou, onde seria meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas?’
➤ NVI Atos dos Apóstolos 7:44-50

pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.

➤ NVI Salmos 69:9

Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.

➤ NVI Salmos 84:10

Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

➤ NVI Salmos 122:1

Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas, e lhes disse: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões'”.

➤ NVI Mateus 21:12-13

Oração pela igreja

Senhor Deus Todo-Poderoso, elevamos nossos corações em gratidão por Sua presença constante em nossa Igreja. Pedimos que Sua luz divina continue a iluminar nossos caminhos, fortalecendo-nos na fé e na unidade. Conceda-nos sabedoria e discernimento para guiar nossas decisões e ações de acordo com Seus propósitos. Proteja e abençoe cada membro da nossa congregação, trazendo cura, paz e renovação. Que Seu Espírito Santo nos inspire a viver em amor e compaixão, refletindo a Sua bondade para o mundo ao nosso redor. Ajude-nos a ser uma comunidade acolhedora e solidária, sempre dispostos a servir e a apoiar uns aos outros. Que Sua vontade seja feita em nossa Igreja, e que a nossa adoração seja um reflexo verdadeiro da Sua grandeza. Em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

A gente encontra Deus em lugares especiais, como em Sua casa. É lá que podemos estar perto d’Ele e sentir Sua presença. Deus vive no coração de quem acredita em Jesus como seu salvador, e você também pode conferir 15 versículos sobre ir à igreja que vão edificar o POVO de Deus.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.