22 versículos sobre coisas mundanas para não se contaminar com as coisas deste MUNDO

Sabia que os cristãos são ensinados a equilibrar sua visão das coisas do mundo? Pois é, eles devem evitar se preocupar demais com prazeres e preocupações terrenas, que podem distrair de Deus e dos valores espirituais. Jesus diz que acumular riquezas não deve ser uma prioridade, mas sim buscar o Reino de Deus.

Paulo também incentiva os cristãos a não seguirem os padrões deste mundo, mas a renovarem suas mentes para entender a vontade de Deus. Isso não significa separar completamente do mundo físico ou social, mas sim focar na vida espiritual e em ser moralmente correto, para honrar a Deus em tudo. Assim, foque nas coisas de cima e confira agora mesmo os mais populares versículos sobre coisas mundanas para não cair no pecado.

Versículos bíblicos sobre coisas mundanas que mostram que os prazeres do mundo são passageiros

Mundanismo na Bíblia.
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

➤ NVI Gálatas 5:19-21

Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

➤ NVI Gálatas 6:14

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

➤ NVI Tiago 4:4

Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

➤ NVI João 17:15

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
➤ NVI 1 João 2:15-17

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

➤ NVI 1 Pedro 2:11

Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

➤ NVI Colossenses 2:8

porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?

➤ NVI 1 Coríntios 3:3

“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

➤ NVI João 15:18-19

“Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica.

➤ NVI 1 Coríntios 10:23

Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

➤ NVI 1 Pedro 2:16

Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

➤ NVI 1 Coríntios 10:31

“Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica.

➤ NVI 1 Coríntios 10:23

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

➤ NVI Mateus 26:41

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!

➤ NVI 1 Coríntios 10:12

“Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm obedecido à tua palavra.

➤ NVI João 17:6

Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

➤ NVI 1 João 2:2

Quando planejei isso, será que o fiz levianamente? Ou será que faço meus planos de modo mundano, dizendo ao mesmo tempo “sim” e “não”?

➤ NVI 2 Coríntios 1:17

Pois, quando alguém diz: “Eu sou de Paulo” e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos?

➤ NVI 1 Coríntios 3:4

Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,

➤ NVI Tito 2:12

porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?

➤ NVI 1 Coríntios 3:3

Oração para não se contaminar com as coisas mundanas

Ó Deus, guardião da minha alma, protege-me das armadilhas do mundo. Dá-me discernimento para escolher o bem, força para resistir às tentações e pureza de coração. Que tua luz guie meus passos, e que eu possa viver segundo tua vontade. Fortalece minha fé e minha determinação, para não me deixar contaminar pelo que é passageiro. Que tua graça me envolva e me proteja, que eu possa ser firme em tua verdade, e encontrar paz em meio às adversidades. Ajuda-me a buscar o que é eterno, e a viver em harmonia com teus princípios. Em nome de Jesus, meu Salvador, eu te agradeço por tudo, amém.

Os filhos de Deus devem ser firmes na sua fé e seguir o que a Bíblia ensina, como diz em 1 Coríntios 10:12. Eles precisam evitar o que é errado e mundano, sempre atentos. Mesmo vivendo aqui, não se deve deixar levar pelo que o mundo diz ser importante. Ao contrário, deve seguir a verdade e a justiça que Deus ensina, e você ainda pode conferir 14 versículos sobre tentação que vão te ajudar a resistir ao pecado.

Avatar photo
Author: Ingrid Souza
Ingrid Souza é cristã, e ama conhecer e ensinar a palavra de Deus por onde vai. É regente do grupo de jovens e professora da escola bíblica dominical. É apaixonada pela Bíblia e pela escrita, e sua maior alegria e ver o povo de Deus fazendo novos seguidores de Jesus.