21 versículos sobre humilhação que mostram a importância de se humilhar diante de Deus

Na Bíblia, um dos versículos sobre humilação, descrito em Provérbios 6:32-35, deixa claro que o pecado traz humilhação e consequências vergonhosas para o culpado. No entanto, o crente que é obediente à voz do Senhor recebe honra, pois tem o seu coração voltado para a humildade. Assim, para aprender ainda mais, confira o que a Bíblia diz sobre humilhação e veja que Deus abençoa quem faz o bem.

Versículos de humilhação que mostram realmente o que significa se humilhar diante de Deus

Humilhação na Bíblia.
E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

➤ NVI Romanos 5:5

Seja o meu coração íntegro para com os teus decretos,
para que eu não seja humilhado.

➤ NVI Salmos 119:80

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

➤ NVI 2 Timóteo 2:15

Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia.

➤ NVI 2 Timóteo 1:12

Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.

➤ NVI 1 Pedro 4:16

Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 5:41

Responde-me, Senhor, pela bondade do teu amor; por tua grande misericórdia, volta-te para mim. Não escondas do teu servo a tua face; responde-me depressa, pois estou em perigo. Aproxima-te e resgata-me; livra-me por causa dos meus inimigos. Tu bem sabes como sofro zombaria, humilhação e vergonha; conheces todos os meus adversários. A zombaria partiu-me o coração; estou em desespero! Supliquei por socorro, nada recebi; por consoladores, e a ninguém encontrei.

➤ NVI Salmos 69:16-20

Quando notou como os convidados escolhiam os lugares de honra à mesa, Jesus lhes contou esta parábola: “Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”.
➤ NVI Lucas 14:7-11

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

➤ NVI 2 Crônicas 7:14

O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta.

➤ NVI 1 Samuel 2:7

O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.

➤ NVI Provérbios 29:23

Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.

➤ NVI Romanos 10:11

Salvas os humildes, mas os teus olhos estão sobre os orgulhosos
para os humilhar. Tu és a minha lâmpada, ó Senhor!
O Senhor ilumina-me as trevas.

➤ NVI 2 Samuel 22:28-29

E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvi­das, e eu vim em resposta a elas.

➤ NVI Daniel 10:12

Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

➤ NVI Mateus 23:12

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo
e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

➤ NVI Filipenses 2:5-8

Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. Sofrerá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará, pois o ciúme desperta a fúria do marido, que não terá misericórdia quando se vingar. Não aceitará nenhuma compensação;
os melhores presentes não o acalmarão.

➤ NVI Provérbios 6:32-35

Os olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

➤ NVI Isaías 2:11

Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla
e, em vez de humilhação, ele se regozijará em sua herança;
pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna.

➤ NVI Isaías 61:7

Oração de humilhação


Senhor, em humildade me apresento diante de Ti, reconhecendo a minha pequenez diante da Tua grandeza. Diante dos Teus olhos, sou apenas pó, e sem a Tua misericórdia, nada posso alcançar. Perdoa-me pelas vezes em que me deixei levar pelo orgulho e pela arrogância, pensando ser maior do que sou. Reconheço a minha dependência absoluta de Ti em todos os aspectos da minha vida. Quebra em mim todo espírito de soberba e exaltação própria, e enche-me com o Teu Espírito de humildade e mansidão. Ajuda-me a seguir o exemplo de Jesus, que sendo Deus, se fez servo por amor a nós. Capacita-me a servir aos outros com humildade, sem buscar reconhecimento ou glória para mim mesmo. Que a minha vida seja um reflexo da Tua graça e humildade, Senhor. Pai, eu te agradeço por tudo, em nome de Jesus, amém!

Ao trilhar o caminho da vida, a humildade se torna como uma luz que nos orienta e nos mostra o caminho certo a seguir. Reconhecer nossos deslizes e buscar o perdão é uma prova de grandeza. Deus acolhe os corações humildes e generosos, elevando-os com honra e compaixão. Enquanto isso, os prepotentes, cegos pela própria arrogância, acabam por serem rebaixados pela própria soberba. Contudo, se você sente a necessidade de se tornar uma pessoa ainda mais humilde, conheça estes 23 versículos sobre humildade para compreender a importância dessa qualidade.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.