15 versículos sobre ingratidão e suas principais consequências na Bíblia

A ingratidão é um pecado grave, sabia? No Antigo Testamento, por exemplo, a história de Israel no deserto demonstra como a ingratidão levou à punição divina, apesar dos muitos milagres, bênçãos e livramentos de Deus. Para entendermos com mais clareza acerca do que a Bíblia diz sobre a gratidão, precisamos examinar o texto de Lucas 17:11-19, que fala da parábola dos dez leprosos curados, onde apenas um retorna para agradecer a Jesus. Contudo, devemos deixar a ingratidão de lado e começar agora mesmo agradecendo com estes 15 versículos sobre ingratidão que mostram a necessidade de reconhecer e valorizar as bênçãos recebidas das mãos de Deus.

Versículos de ingratidão para ter cuidado com esse pecado e entender seu alto preço

Ingratidão na Bíblia.
Pois quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E, se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

➤ NVI 1 Coríntios 4:7

Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

➤ NVI Lucas 6:35

Esqueceram o que ele tinha feito, as maravilhas que lhes havia mostrado.

➤ NVI Salmos 78:11

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 5:18

porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se.

➤ NVI Romanos 1:21

Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse:
“Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos”.

➤ NVI Salmos 95:10

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

➤ NVI Romanos 12:2

Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!

➤ NVI Salmos 103:2

não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.

➤ NVI Efésios 1:16

Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,

➤ NVI 2 Timóteo 3:2

Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!”

➤ NVI Números 11:4-6

Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito
e não esperaram para saber o seu plano. Dominados pela gula no deserto,
puseram Deus à prova nas regiões áridas.

➤ NVI Salmos 106:13-14

Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado, de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro e todos os seus bens, o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão.

➤ NVI Deuteronômio 8:12-14

Sem dúvida, ao lermos cada um desses versículos bíblico de ingratidão, aprendemos a importância da gratidão a Deus e aos outros, reconhecendo as bênçãos que recebemos e evitando cair no pecado da ingratidão, que pode levar à alienação espiritual e à decadência moral. Entretanto, quando praticarmos a gratidão, cultivamos um coração cheio de reconhecimento, que nos aproxima de Deus e fortalece nossos relacionamentos com os outros.

Muitas vezes, é o orgulho que nos faz ser ingratos. Mas, quando somos verdadeiramente humildes, passamos então a ser mais gratos ao Pai Celestial. Por isso, separamos especialmente para você este 23 versículos sobre humildade para compreender a importância dessa qualidade.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.