19 versículos sobre ódio que vão te ajudar a vencer a raiva e o rancor

“Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço”…tratando-se de um dos principais versículos sobre ódio, esse texto de 1 João 2:9-11, deixa claro que quem odeia o seu próximo está nas trevas e anda nas trevas. De fato, aquele que não ama o seu irmão não tem o amor de Jesus Cristo (1 João 4:20).

Além disso, algo que nos chama bastante atenção quando procuramos saber o que a Bíblia diz sobre o ódio, é que esse mal nos leva ao pecado. Não tenha dúvida, se ficarmos com o coração cheio de ódio por alguém ou não perdoar, o Senhor não ouvirá as nossas orações (Provérbios 28:9, Mateus 6:14-15, Marcos 11:26).

Para entender ainda mais, confira a seguir os 19 versículos que falam sobre ódio e busca se livrar desse mal hoje mesmo!

Versículos bíblicos sobre ódio que vão te ajudar a se libertar desse mal

Ódio na Bíblia.
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

➤ NVI Gálatas 5:19-21

Quem odeia disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade. Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele,
pois o seu coração está cheio de maldade. Ele pode fingir e esconder o seu ódio, mas a sua maldade será exposta em público.
➤ NVI Provérbios 26:24-26

Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

➤ NVI 1 João 2:9-11

“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

➤ NVI João 15:18-19

Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.

➤ NVI João 15:23

O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados.

➤ NVI Provérbios 10:12

“Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não so­fram as consequências de um pecado. “Não procurem vingança nem guar­dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.

➤ NVI Levítico 19:17-18

Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

➤ NVI 1 João 4:20

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.

➤ NVI Lucas 6:27-28

Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia. Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.

➤ NVI 1 João 3:13-15

Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia
entre irmãos.
➤ NVI Provérbios 6:16-19

“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, “e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.
➤ NVI Malaquias 2:16

“Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade.
Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.
➤ NVI Isaías 61:8

A desgraça matará os ímpios; os que odeiam o justo serão condenados.

➤ NVI Salmos 34:21

Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância,
o mau comportamento e o falar perverso.

➤ NVI Provérbios 8:13

Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará! Longe estou dos perversos de coração; não quero envolver-me com o mal.

➤ NVI Salmos 101:3-4

Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.

➤ NVI Salmos 119:104

Oração para vencer o ódio

“Senhor misericordioso, eu me aproximo de Ti com um coração pesado, carregado pelo peso do ódio que habita em minha alma. Reconheço que o ódio não vem de Ti, mas sim das trevas que buscam nos separar do Teu amor. Imploro, ó Deus, que me concedas a força para superar esse sentimento destrutivo. Derrama sobre mim o Teu Espírito Santo, que traz consigo o fruto do amor, da paz e da bondade. Ajuda-me a enxergar aqueles que me feriram com olhos de compaixão, como Tu nos ensinaste a fazer. Que eu possa perdoar, assim como Tu me perdoaste. Capacita-me a amar meus inimigos e a orar por aqueles que me perseguem. Que o Teu amor incondicional brilhe em meu coração, dissipando toda escuridão. Concede-me a vitória sobre o ódio, para que eu possa viver em paz e em harmonia contigo. Em nome de Jesus Cristo, te rendemos graças por tudo, amém.”

Lembre-se que a ordenança de Deus não é odiar as pessoas, e sim odiar o pecado. Ao lermos Levítico 19:17-18, diz o seguinte: “Não guarde ódio no coração contra o seu irmão”...Logo, indo para Provérbios 8:13, diz: “Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso”. Além disso, a Bíblia diz que Deus odeia tudo aquilo que é mal aos seus olhos, isto é, PECADO (Provérbios 6:16-19).

Assim, se o Senhor detesta o pecado, devemos também odiar tudo aquilo que o Senhor odeia: o pecado. De fato, quem é fiel a Deus, sempre buscar fazer à Sua vontade. Sim, afastando daquilo que é mal e vivendo uma vida de santidade, com o propósito de querer agradar a Deus, e você também pode conferir os 26 versículos sobre vontade para entender qual é a vontade de Deus para a sua vida.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.