16 versículos sobre racismo que mostram que para Deus somos todos iguais

O que a Bíblia diz sobre racismo nos faz compreender que, “o Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”, conforme diz 1 Samuel 16:7. Assim, para Deus, todos nós somos iguais: “Pois em Deus não há parcialidade” (Romanos 2:11). Se observarmos o Novo Testamento, Jesus se aproxima de todas as pessoas, independente da cor, sendo ela rica ou pobre, santo ou pecadora…Atos 10:34: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”. Isso significa que, se Deus não trata as pessoas de forma diferente, também não devemos tratar, afinal, fazer acepção de pessoas é negar a justiça (Tiago 2:9). Contudo, demonstre que você ama o seu próximo, partilhando estes 16 versículos sobre racismo e mostre ao mundo que você não faz acepção de pessoas!

Versículos bíblicos sobre racismo para combater o preconceito racial

Racismo na Bíblia.
Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

➤ NVI Colossenses 3:11

“Mas vocês não devem ser chamados mestres; um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.

➤ NVI Mateus 23:8

Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.

➤ NVI 1 Timóteo 5:21

Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade.

➤ NVI Gênesis 3:20

Pois em Deus não há parcialidade.

➤ NVI Romanos 2:11

Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 10:34-35

O rico e o pobre têm isto em comum: o Senhor é o Criador de ambos.

➤ NVI Provérbios 22:2

“Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

➤ NVI João 13:34

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, con­for­me a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão”. Criou Deus o homem à sua imagem,
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.

➤ NVI Gênesis 1:26-27

Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

➤ NVI Gálatas 3:28

Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente. Mas, se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.

➤ NVI Tiago 2:8-9

Ele respondeu: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo'”. Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá”.
➤ NVI Lucas 10:27-28

De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 17:26

Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno.
➤ NVI Deuteronômio 10:17

Oração contra o preconceito e o racismo

Senhor Deus, em tua palavra encontramos a luz para dissipar as trevas do preconceito e do racismo. Ensinaste-nos que todos somos criados à tua imagem e semelhança, e que não há distinção entre raças aos teus olhos. Ajuda-nos a enxergar uns aos outros com amor e compaixão, reconhecendo a dignidade e o valor de cada pessoa, independentemente de sua cor de pele, origem étnica ou cultura. Capacita-nos a repudiar qualquer forma de discriminação e a trabalhar pela justiça e igualdade para todos. Fortalece-nos para confrontar o ódio com amor, a ignorância com conhecimento e a divisão com união. Que nossas palavras e ações reflitam sempre o teu amor incondicional, e que possamos ser instrumentos de reconciliação e paz em um mundo marcado pela injustiça e intolerância. Em nome de Jesus, te rendemos graças por tudo, amém!

Jesus, em seu ministério aqui na terra, valorizou todas as pessoas que sofriam preconceito. Assim, não importa que seja judeu ou gentio, branco ou preto, rico ou pobre…pois o Evangelho é libertador e está ao alcance de todos, isso, porque o Senhor ama a humanidade: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito”…João 3:16. O próprio Cristo quando veio a este mundo, deixou para nós um grande ensinamento: “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei”, esse texto de João 15:12, nos mostra que independente de cor ou etnia, devemos amar o próximo.

Contudo, para te ajudar a profundar ainda mais neste estudo, preparamos para você estes 17 versículos sobre igualdade que mostram que todos são iguais perante Deus.

Atenção! Segundo a lei 9.459, racismo é crime aqui no Brasil. Isso corresponde: discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, etc.
Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.