16 versículos sobre Roubo que mostram o castigo de Deus para quem rouba

Na Bíblia, é possível encontrar vários versículos sobre roubo, os quais nos mostram que roubar é errado. Desde os Dez Mandamentos, onde Deus diz “Não roubarás” (Êxodo 20:15), até as instruções de Paulo no Novo Testamento para trabalhar honestamente e ajudar os necessitados (Efésios 4:28), a mensagem é clara: não devemos tirar o que não nos pertence.

Além de bens materiais, roubar também inclui prejudicar o próximo, seja nos seus direitos, dignidade ou oportunidades. Assim, roubar vai contra não só as leis, mas também contra os princípios divinos de justiça e respeito ao próximo. Agora, confira o que a Bíblia diz sobre roubo e saiba como vencer essa tentação.

Versículos bíblicos sobre Roubo para entender de uma vez se Deus perdoa quem rouba

Roubo na Bíblia.
“Não furtem. “Não mintam. “Não enganem uns aos outros.

➤ NVI Levítico 19:11

“Não furtarás.

➤ NVI Êxodo 20:15

Os tesouros de origem desonesta não servem para nada, mas a retidão livra da morte.

➤ NVI Provérbios 10:2

O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.

➤ NVI João 10:10

“Se alguém entregar ao seu próximo prata ou bens para serem guardados e estes fo­rem roubados da casa deste, o ladrão, se for encontrado, terá que restituí-los em dobro.

➤ NVI Êxodo 22:7

Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçarás”e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.

➤ NVI Romanos 13:9

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

➤ NVI 1 Coríntios 6:9-10

De manhã o assassino se levanta e mata os pobres e os necessitados;
de noite age como ladrão.

➤ NVI Jó 24:14

“Assim como o ladrão fica envergonhado quando é apanhado em flagrante,
também a comunidade de Israel ficará envergonhada: seus reis e oficiais,
seus sacerdotes e profetas.

➤ NVI Jeremias 2:26

Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado.

➤ NVI João 12:6

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

➤ NVI Efésios 4:28

“Se al­guém pecar, cometendo um erro contra o Senhor, enganando o seu próximo no que diz respeito a algo que lhe foi confiado ou deixado como penhor ou roubado, ou se lhe extor­quir algo,
➤ NVI Levítico 6:2

Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.

➤ NVI Salmos 62:10

Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.

➤ NVI Mateus 24:43

O ladrão não é desprezado se, faminto, rouba para matar a fome. Contudo, se for pego, deverá pagar sete vezes o que roubou, embora isso lhe custe
tudo o que tem em casa.

➤ NVI Provérbios 6:30-31

Oração para proteção contra roubo

Amado Pai Celestial, em tua presença humildemente me coloco, buscando tua proteção contra as astutas artimanhas do mal. Tu és o Deus que guarda seus filhos, e eu confio em tua promessa de segurança. Senhor, protege meu lar e tudo o que é minhas mãos daqueles que procuram roubar e destruir. Envolva-me com sua armadura divina: cinge-me com a verdade, proteja-me com a couraça da justiça, calça-me com a preparação do evangelho da paz, proteja-me com a fé, guarda-me com o capacete da salvação e guia-me com a espada do Espírito. Que teu poderoso anjo acampe ao meu redor, afastando todo mal e trazendo paz. Assim, em nome de Jesus eu te agradeço por tudo, em nome de Jesus, amém!

Quem pratica o ato de roubar não apenas comete um crime perante a lei, mas também transgride diante de Deus, caindo nas ciladas do mal. Afinal, aquele que rouba é inicialmente iludido e despojado pela influência do maligno. E você ainda pode conferir estes 38 versículos sobre ladrão para se arrepender e voltar para Deus.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.