25 versículos sobre buscar primeiro o Reino de Deus (e tudo mais vos será acrescentado)

Buscar em primeiro lugar o reino de Deus significa dar prioridade às coisas espirituais acima de tudo, sabia? Pois é, esse ensinamento destaca a importância de colocar os valores e princípios divinos no centro de nossas vidas.

Ao fazer isso, acredita-se que todas as outras necessidades, como comida, vestuário e abrigo, serão atendidas por Deus. Essa ideia convida as pessoas a confiar na providência do Senhor e a viver de acordo com os ensinamentos de amor, justiça e paz.

Então, que tal focar nas coisas de cima agora mesmo, conferindo os 25 versículos sobre buscar em primeiro lugar o reino de Deus? O céu o nosso verdadeiro lugar!

Versículos sobre buscar primeiro o Reino de Deus que todo crente precisa conhecer

Buscar primeiro o Reino de Deus na Bíblia.
Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença.

➤ NVI Salmos 105:4

E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

➤ NVI Deuteronômio 4:29

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.

➤ NVI Mateus 6:33

“Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
➤ NVI Mateus 6:25-32

Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: “Portanto eu digo a vocês: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante? “Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo a vocês que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé! Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas serão acrescentadas a vocês. “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar o Reino a vocês. Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. Pois, onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.

➤ NVI Lucas 12:22-34

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

➤ NVI 2 Crônicas 7:14

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

➤ NVI 1 Coríntios 6:9-10

Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

➤ NVI Lucas 12:32

Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

➤ NVI Mateus 4:17

Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.

➤ NVI Mateus 19:14

Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

➤ NVI João 3:3

Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular.
➤ NVI Efésios 2:19-20

O Senhor será rei de toda a terra. Naquele dia haverá um só Senhor e o seu nome será o único nome.

➤ NVI Zacarias 14:9

Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus.

➤ NVI Mateus 16:19

“O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!”

➤ NVI Marcos 1:15

Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão, e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

➤ NVI 2 Pedro 1:10-11

Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês.

➤ NVI Lucas 10:9

Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas,
que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação,
que dizem a Sião: “O seu Deus reina!”

➤ NVI Isaías 52:7

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

➤ NVI Mateus 5:10

Pois o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei; é ele que nos vai salvar.

➤ NVI Isaías 33:22

Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.”

➤ NVI João 3:5

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

➤ NVI Colossenses 1:13-14

Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
➤ NVI Mateus 5:19

Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.
➤ NVI Apocalipse 20:6

Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

➤ NVI Mateus 7:21

Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

➤ NVI 1 Timóteo 1:17

Oração para priorizar o reino de Deus

Pai amado, hoje me coloco diante de Ti em humildade e devoção, buscando priorizar o Teu Reino acima de todas as coisas. Que a minha vida seja um reflexo do Teu amor, paz e justiça. Concede-me a sabedoria para discernir o Teu caminho e a força para segui-lo fielmente. Ajuda-me a colocar os Teus propósitos acima dos meus desejos pessoais, lembrando-me sempre que Tu és o centro de tudo. Senhor, guia meus passos para que eu possa servir aos outros com alegria e compaixão, promovendo a Tua vontade na Terra. Renova meu espírito diariamente, para que eu possa testemunhar o Teu Reino com autenticidade e fervor. Que cada ação e decisão que eu tomar esteja alinhada com o Teu propósito eterno. Entrego a Ti meus sonhos e planos, confiando que Tu cuidas de cada detalhe. Que a minha vida glorifique o Teu nome sempre. Em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

Acredite, quando colocamos o reino de Deus em primeiro lugar, estamos priorizando uma vida de fé e dedicação, o que, segundo a promessa divina, resulta em uma vida plena e suprida em todos os aspectos, e que tal conferir também estes 27 versículos sobre céu para descobrir à sua beleza e entender como é o céu segundo a Bíblia.

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.