22 versículos sobre espinhos que todo cristão deveria conhecer

Na Bíblia, é possível encontrar muitos versículos sobre espinhos e, para quem não sabe, eles simbolizam problemas e dificuldades que surgiram após a humanidade ter pecado. No Antigo Testamento, Deus disse a Adão que a terra produziria espinhos por causa da desobediência.

Já no Novo Testamento, Jesus usou espinhos em parábolas para representar preocupações e problemas que sufocam a fé das pessoas. Paulo também falou sobre um “espinho na carne”, uma aflição que o incomodava, mostrando como os espinhos podem representar dificuldades pessoais.

Para entender ainda mais, confira o que a Bíblia diz sobre espinho que vão te ajudar a refletir e se inspirar!

Versículos bíblicos sobre espinhos para você refletir

Espinhos na Bíblia.
Batam no peito e chorem pelos campos agradáveis, pelas videiras frutíferas e pela terra do meu povo, terra infestada de espinhos e roseiras bravas;
sim, pranteiem por todas as casas cheias de júbilo e por esta cidade exultante.

➤ NVI Isaías 32:12-13

Os altares da impiedade, que foram os pecados de Israel, serão destruídos. Espinhos e ervas daninhas crescerão e cobrirão os seus altares. Então eles dirão aos montes: “Cubram-nos!”, e às colinas: “Caiam sobre nós!”

➤ NVI Oséias 10:8

Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada.

➤ NVI Hebreus 6:8

Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.

➤ NVI Mateus 13:7

Quanto à semente que caiu no meio dos espinhos, esse é o caso daquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

➤ NVI Mateus 13:22

Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: “Salve, rei dos judeus!”

➤ NVI Mateus 27:28-29

Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se
das plantas do campo.

➤ NVI Gênesis 3:18

Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó,
e ao pó voltará”.

➤ NVI Gênesis 3:18-19

Se consumi os seus produtos sem nada pagar, ou se causei desânimo
aos seus ocupantes, que me venham espinhos em lugar de trigo e ervas daninhas em lugar de cevada”. Aqui terminam as palavras de Jó.

➤ NVI Jó 31:39-40

Embora estejam entrelaçados como espinhos e encharcados de bebida como bêbados, serão consumidos como a palha mais seca.

➤ NVI Naum 1:10

O melhor deles é como espinheiro, e o mais correto é pior que uma cerca de espinhos. Chegou o dia anunciado pelas suas sentinelas, o dia do castigo de Deus. Agora reinará a confusão entre eles.

➤ NVI Miquéias 7:4

“Se, contudo, vocês não expulsarem os habitantes da terra, aqueles que vocês permitirem ficar se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas. Eles causarão problemas para vocês na terra em que vocês irão morar.

➤ NVI Números 33:55

estejam certos de que o Senhor, o seu Deus, já não expulsará essas nações de diante de vocês. Ao contrário, elas se tornarão armadilhas e laços para vocês, chicote em suas costas e espinhos em seus olhos, até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, o seu Deus, deu a vocês.

➤ NVI Josué 23:13

“Israel não terá mais vizinhos maldosos agindo como roseiras bravas dolorosas e espinhos pontudos. Pois eles saberão que eu sou o Soberano, o Senhor.

➤ NVI Ezequiel 28:24

Semearam trigo, mas colheram espinhos; cansaram-se de trabalhar para nada produzir. Estão desapontados com a colheita por causa do fogo da ira
do Senhor.”

➤ NVI Jeremias 12:13

Espinhos tomarão de assalto as suas cidadelas; urtigas e sarças
cobrirão as suas fortalezas. Será um antro de chacais e moradia de corujas.

➤ NVI Isaías 34:13

Vestiram-no com um manto de púrpura, depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele.

➤ NVI Marcos 15:17

Quando Jesus veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse-lhes Pilatos: “Eis o homem!”

➤ NVI João 19:5

Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.

➤ NVI 2 Coríntios 12:7

“É assim?”, replicou Gideão. “Quando o Senhor entregar Zeba e Zalmuna em minhas mãos, rasgarei a carne de vocês com espinhos e espinheiros do deserto.”

➤ NVI Juízes 8:7

Oração poderosa para se livrar dos espinhos da vida

Senhor Deus, em tua presença venho humildemente buscar alívio dos espinhos que atravessam minha jornada. Tu conheces cada dificuldade, cada dor que carrego. Fortalece-me, ó Pai, para que eu possa suportar as aflições e encontrar conforto em teus braços amorosos. Que tua graça me envolva como um escudo, protegendo-me das adversidades que tentam me desviar do teu caminho. Dá-me discernimento para aprender as lições escondidas em cada desafio e coragem para perseverar. Que o poder do teu Espírito Santo transforme meus espinhos em flores de esperança, e que eu possa glorificar-te em tudo o que faço. Capacita-me a perdoar e a amar como Tu amas. Em nome de Jesus Cristo, meu Salvador, eu te agradeço por ouvir esta oração e por agir poderosamente em minha vida, amém!

Saiba que os espinhos simbolizam não apenas a dor e as lutas da vida, mas também mostram que Deus pode trazer esperança e salvação para quem o busca.

E que tal conferir também estes 11 versículos sobre provação que vão te ajudar a vencer as adversidades?

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.