15 versículos sobre honrar os pais que mostram quais os benefícios de honrar pai e mãe

Você sabia que devemos honrar nossos pais como um princípio fundamental de respeito e obediência? Pois é, isso inclui demonstrar gratidão, cuidado e respeito por eles durante toda a vida.

Um dos mandamentos diz para “honrar pai e mãe” para que os dias sejam prolongados e para que tudo vá bem conosco. Isso não se limita à infância, mas é um dever contínuo, mesmo quando adultos. Honrar os pais envolve ouvir seus conselhos, ajudá-los em suas necessidades e respeitar sua autoridade, quando apropriado.

Assim, o que acha de demonstrar respeito por eles agora mesmo conferindo estes lindos versículos sobre honrar os pais? Inspire-se e reflita!

Versículos bíblicos sobre honrar os pais que todo filho deveria conhecer

Honrar os pais na Bíblia.
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
➤ NVI Efésios 6:1-4

” ‘Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.

➤ NVI Deuteronômio 5:16

Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer.

➤ NVI Provérbios 23:22

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.

➤ NVI Êxodo 20:12

“Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

➤ NVI Levítico 19:3

Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a pôr a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.
➤ NVI 1 Timóteo 5:4

“Os olhos de quem zomba do pai, e, zombando, nega obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes do abutre.

➤ NVI Provérbios 30:17

Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.

➤ NVI Provérbios 1:8-9

O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão.

➤ NVI Provérbios 13:1

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

➤ NVI 1 Timóteo 5:8

Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá
na mais profunda escuridão.

➤ NVI Provérbios 20:20

O filho que rouba o pai e expulsa a mãe é causador de vergonha e desonra.

➤ NVI Provérbios 19:26

Respondeu Jesus: “E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.
➤ NVI Mateus 15:3-4

Oração para honrar pai e mãe

Pai Celestial, nesta humilde oração, queremos honrar aqueles que nos deram a vida e nos guiaram com amor e sabedoria: nossos pais. Tu nos ensinaste, através das Escrituras, a honrar pai e mãe, para que nossos dias sejam longos e prósperos sobre a terra que nos deste. Reconhecemos, Senhor, que é através deles que experimentamos teu amor e cuidado desde o princípio de nossas vidas. Pedimos que os abençoes com saúde, paz e alegria, e que os fortaleças em todos os desafios que enfrentarem. Dá-nos, também, a graça de amá-los e respeitá-los como Tu nos amas e nos respeitas. Que possamos ser luz em seus caminhos, como eles foram e são para nós. Em nome de Jesus, nosso Salvador, eu te agradeço por tudo, amém!

O que a Bíblia diz sobre honrar os pais é que esse mandamento não é apenas uma questão de cortesia, mas também é visto como uma forma de reconhecer o papel especial que os pais têm em nossas vidas, refletindo o relacionamento de cuidado que Deus deseja entre as famílias.

Honre seus pais para que você tenha uma família abençoada. E, para te ajudar, preparamos estes 22 versículos sobre família que vão abençoar cada membro da casa.

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.