20 versículos sobre perdoar o próximo para promover o perdão em momentos de conflito

Perdoar o próximo é um ato de amor e humildade. Quando alguém nos magoa, o perdão nos liberta do peso da mágoa e abre caminho para a reconciliação.

Entretanto, perdoar não significa esquecer ou justificar o erro, mas sim escolher não deixar que ele controle nossos corações. Em relação a isso, o que a Bíblia diz sobre perdoar o próximo é que esse gesto reflete a graça divina que recebemos e o amor que Deus tem por nós.

Além disso, um dos versículos sobre perdoar o próximo nos revelam que, ao perdoarmos, estamos seguindo o exemplo de Cristo, que pediu perdão mesmo por aqueles que o feriram. Dessa forma, ao perdoar, permitimos que a paz prevaleça em nossas vidas. “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Colossenses 3:13).

Versículos bíblicos sobre perdoar o próximo para alcançar paz interior e harmonia com os outros

Perdoar na Bíblia.
Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês.

➤ NVI Mateus 6:14

Tomem cuidado. “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe”.

➤ NVI Lucas 17:3-4

“Não procurem vingança nem guar­dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.

➤ NVI Levítico 19:18

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

➤ NVI 1 Coríntios 13:4-5

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

➤ NVI Colossenses 3:13-14

Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
➤ NVI Efésios 4:31-32

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.

➤ NVI Mateus 18:21-22

E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”.

➤ NVI Marcos 11:25-26

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

➤ NVI Mateus 6:12

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

➤ NVI 1 João 1:9

Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês,

➤ NVI 2 Coríntios 2:10

Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

➤ NVI Lucas 7:46-47

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

➤ NVI 2 Crônicas 7:14

Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

➤ NVI Salmos 86:5

“Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.

➤ NVI Lucas 6:37

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas
e seus pecados apagados!

➤ NVI Salmos 32:1

Se um de vocês tem causado tristeza, não a tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo com todos vocês. A punição que foi imposta pela maioria é suficiente. Agora, ao contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza. Portanto, eu recomendo que reafirmem o amor que têm por ele.

➤ NVI 2 Coríntios 2:5-8

“Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim,
e que não se lembra mais de seus pecados.

➤ NVI Isaías 43:25

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

➤ NVI Efésios 1:7

Oração para perdoar o próximo

Senhor Deus, hoje venho a Ti em humildade, pedindo ajuda para perdoar aqueles que me magoaram. Sei que o perdão é um mandamento Teu, e desejo cumprir Tua vontade. Reconheço que guardar rancor só alimenta a dor e impede que eu viva plenamente no Teu amor. Dá-me a força, Senhor, para soltar as ofensas e permitir que meu coração seja curado. Ajuda-me a ver o próximo com os Teus olhos, lembrando que todos somos imperfeitos e necessitados da Tua graça. Que o Teu Espírito Santo me guie, enchendo-me de compaixão e misericórdia. Assim como Tu me perdoas diariamente, que eu possa também estender o perdão àqueles que me feriram. Que a paz e a reconciliação prevaleçam em meu coração, e que eu viva em harmonia com todos, segundo o Teu amor. Pai, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, Amém.

Pratique o perdão e você receberá o mesmo em retorno. Cultive o amor e o amor encontrará seu caminho de volta para você. Se já sentiu o impacto transformador do perdão, permita que essa experiência inspire você a oferecer o mesmo às pessoas ao seu redor, e você ainda pode explorar estes 14 versículos sobre desejar o mal a alguém que mostram que o perdão é o caminho certo.

Avatar photo
Author: Ingrid Souza
Ingrid Souza é cristã, e ama conhecer e ensinar a palavra de Deus por onde vai. É regente do grupo de jovens e professora da escola bíblica dominical. É apaixonada pela Bíblia e pela escrita, e sua maior alegria e ver o povo de Deus fazendo novos seguidores de Jesus.