20 versículos sobre prestar contas a Deus dos nossos atos para viver segundo a Sua vontade e propósito

Quando lemos as Escrituras, encontramos inúmeros versículos que falam sobre prestar contas a Deus dos nossos atos, isto é, salientando que cada pessoa é responsável diante do Senhor por suas ações.

Isso significa que um dia teremos que explicar a Deus como vivemos nossas vidas aqui na Terra. A Bíblia diz que Deus conhece todos os nossos pensamentos e ações, então não podemos esconder nada dele.

O livro de Eclesiastes diz que Deus trará todas as nossas obras à juízo, sejam boas ou más. Jesus também falou sobre isso, ensinando que cada um de nós dará conta a Deus até mesmo pelas palavras que dizemos. No final das contas, a Bíblia nos encoraja a vivermos de maneira justa e amorosa, sabendo que um dia prestaremos contas a Deus por tudo que fizemos e pensamos ao longo de nossa vida.

Versículos sobre prestar contas a Deus dos nossos atos para viver para viver em retidão

Prestar contas a Deus dos nossos atos na Bíblia.
Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

➤ NVI 2 Coríntios 5:10

Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.

➤ NVI Mateus 12:36

“Se alguém pecar, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, ainda que não o saiba, será culpado e sofrerá as consequências da sua iniquidade.

➤ NVI Levítico 5:17

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
➤ NVI Hebreus 4:12-13

A todo aquele que derramar sangue, tanto ho­mem como animal, pedirei contas; a cada um pedirei contas da vida do seu próximo.

➤ NVI Gênesis 9:5

“Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não so­fram as consequências de um pecado.

➤ NVI Levítico 19:17

Vocês sofrerão o castigo de sua cobiça e as consequências de seus pecados de idolatria. E vocês saberão que eu sou o Soberano, o Senhor”.

➤ NVI Ezequiel 23:49

Mas a terra será desolada por causa dos seus habitantes,
em consequência de suas ações.

➤ NVI Miquéias 7:13

Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

➤ NVI Romanos 5:16-17

Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

➤ NVI Romanos 14:12

Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.

➤ NVI Eclesiastes 12:14

Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade.
➤ NVI Romanos 2:6-11

Por que o ímpio insulta a Deus, dizendo no seu íntimo:
“De nada me pedirás contas!”? Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti;
tu és o protetor do órfão.
➤ NVI Salmos 10:13-14

Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as consequências”.

➤ NVI Provérbios 9:12

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

➤ NVI Mateus 7:1-2

“Se alguém pecar porque, tendo sido testemunha de algo que viu ou soube, não o declarou, sofrerá as consequências da sua ini­quidade.

➤ NVI Levítico 5:1

É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas consequências depois que se fez o voto.

➤ NVI Provérbios 20:25

O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.

➤ NVI Provérbios 22:3

Oração para fazer o bem e praticar a justiça

“Senhor, guia os nossos passos no caminho da bondade e da justiça. Dá-nos a sabedoria para reconhecer as oportunidades de ajudar o próximo e a coragem para agir com compaixão e generosidade. Fortalece-nos contra a tentação do egoísmo e da indiferença, para que possamos ser instrumentos da tua paz neste mundo. Que os nossos corações se abram para as necessidades dos outros, e que possamos oferecer conforto aos que sofrem e esperança aos desanimados. Ajuda-nos a discernir a verdadeira justiça, aquela que é baseada no amor e no respeito mútuo. Que cada ato de bondade que realizarmos seja uma expressão do teu amor por nós e pela humanidade. Amém.”

Chegará um dia em que todos serão chamados a prestar contas diante de Deus. Aqueles que confiam em Jesus Cristo e na sua obra têm a promessa de receber misericórdia no julgamento. Por outro lado, aqueles que persistem na rebeldia e vivem afastados de Deus enfrentarão as consequências de suas escolhas. A Bíblia ensina que, ao admitirmos nossos erros e buscarmos o perdão de Deus, Ele é fiel e justo para nos perdoar (1 João 1:9). Portanto, Deus oferece um convite de graça a todos, pronto para perdoar nossos pecados.

Você também pode conferir estes 43 versículos sobre injustiça que mostram que Deus faz JUSTIÇA aos injustiçados

Avatar photo
Author: Ingrid Souza
Ingrid Souza é cristã, e ama conhecer e ensinar a palavra de Deus por onde vai. É regente do grupo de jovens e professora da escola bíblica dominical. É apaixonada pela Bíblia e pela escrita, e sua maior alegria e ver o povo de Deus fazendo novos seguidores de Jesus.